Compartilhando o processo de escrever

Ainda não sou um escritor profissional, se é que um escritor é profissão, escrever vai mais além, mas ainda não vivo de escrever, nem deste blog. Mas não posso esperar que eu tenha grana ou tempo para começar a escrever, para escrever basta escrever.

Neste post quero compartilhar com você um pouco de como faço principalmente minhas poesias. De forma geral escrever poesias é bem simples. Eu particularmente gosto de brincar com as palavras, também gosto de rimas.

Uma das coisas que faço antes de começar a escrever é criar um mapa mental ou roteiro, no caso de poesias apenas penso no tema, geralmente as palavras e a ordem vão surgindo a mediada que começo a digitar.

Depois de escrever vem a parte do reler. No caso das poesias essa é a parte que ela ganha forma. Encaixo as melhores palavras e tento cortar o máximo de palavras possíveis, pois gosto de versos curtos, não é uma regra eu só gosto de ler desta forma, pois parece que ela fica ritmada.

Outra coisa é salvar o arquivo e ler depois. Sim de preferencia no dia seguinte ou depois de algumas dias. As vezes eu penso que ficou legal, mas não ficou então nem penso em publica-lá.

Brincar com as palavras é uma das melhores partes de se escrever poesias neste caso a nossa língua é bem útil, no poema "Eu", tem alguns erros ortográficos, mas foi proposital, entretanto outra coisa que tem neste poema são as pontuações fiz uma dessas brincadeirinhas também no poema além dos pontos.

Para falar a verdade não penso muito em regras ou um padrão quando escrevo, tento escrever até ficar legal, também gosto de simplicidade na escrita, não simplesmente seco ou sem graça, simples como as coisas mais bela da vida.

No poema Eu até ficar como publiquei neste post ele foi assim.



Eu; fraco
Eu; forte
Eu; chato
Eu; Legal

EU!
EU.
EU?

Eu, simples
Eu, complicado
Eu, aqui
Eu, perdido
Eu, imortal
Eu um mero mortal.


Depois resolvi compacta-ló,

Eu

Se alguém sou eu,
eu não sou eu,
mas se eu sou eu
com certeza ninguém sou eu
se ninguém é eu afinal
quem sou?
Se eu for alguém eu devo ser eu?


mas ficou faltando algo até que juntos ficou a versão publicada no blog


Eu

Eu fraco se sou eu
Eu forte não sou eu.
mas se eu sou eu chato
com certeza ninguém legal sou eu

Se ninguém é eu.
Afinal eu,
Eu?
Eu... quem sou?

Se eu não for
Simples,
sou complicado

eu devo ser eu?
Eu aqui perdido
Eu um mero mortal
Imortal.

Escrever na realidade é reescrever. Gosto de escrever histórias em breve compartilho como faço para preparar meus romances, mas a principal dica para quem quer começar ou já escreve, independente do que seja, um blog, poesias, livros ... com certeza é ler muito. Isso mesmo leia, leia e leia. Quanto mais você ler melhor. 

Agora deixe o seu comentário ou uma dica e se gostou compartilhe e ajude a mais pessoas conhecerem minha arte. 

Até o próximo post!
Comentários
0 Comentários

Publicidade