Cotas! Certo ou Errado? O que você acha?

Olá neste fim de semana um grande número de jovens e estudantes estarão fazendo o ENEM.

O ENEM passou,  mas o assunto continua...

Não só no ENEM, mas em diversas provas existem um certo Nº de vagas destinadas a um grupo de pessoas, as famosas cotas.

Muitos pensam que as cotas não ajuda e com este pensamento acabam acontecendo alguns mitos, como as cotas raciais comprometem o ensino da instituição, as cotas estimulam o preconceito, os beneficiados pelas cotas largam a faculdade...

Vou tentar explicar meu pensamento sobre as cotas de maneira bem simples, posso estar errado, mas acho que as cotas ao menos no Brasil foi algo muito bom.

Imagine que para chegar até a universidade você tenha de ir de carro, e todos tem um carro, mas nem todos vão pelo mesmo caminho. Andando em uma pista asfaltada em um caminho bem sinalizado, fica difícil se perder, então as pessoas que percorrem esse caminho chega sem problemas. Infelizmente poucos caminhos até a faculdade são asfaltado e bem sinalizado, na realidade esses caminhos são cheio de buracos e sem nenhuma sinalização e todos que passam de carro por ali acabam ficando parados no meio da estrada,  pois seus veículos quebram, não sabem para onde ir, sem a sinalização ou simplesmente se perdem. Então o que a cota tem haver com isso? Simples as pessoas que estão neste caminho são os negros, pobres, índios, deficientes e todas os descendentes injustiçado pelo passado de nosso país. Penso que as cotas são como um tampa buraco, que melhora até o destino deste caminho. Não estou dizendo que assim estaremos asfaltando esses caminhos, pois asfaltar de verdade, não são aqueles projetos do governo de tapa buraco, seria investir na educação de qualidade para todos, mas não é do dia para noite que se muda toda uma estrutura educacional de um país, por isso concordo com politicas que amenizam toda desigualdade social.

Não penso que as cotas devem durar para sempre, mas enquanto houver uma grande diferença entre as classes sócias, sim tem de ter cotas, enquanto filhos de ricos estudam nos melhores colégios e os pobres tem de pagar para fazer ensino superior essas politicas tem de continuar. 

Devemos trabalhar por um Brasil mais igual, pois Deus ama a justiça.

Você pode até pensar que isso é apenas um texto de um iludido e que na verdade as cotas atrapalham, mas em Abril deste ano a Revista Isto É fez uma matéria de capa mostrando que as cotas deram certo no Brasil.
Ajudando a quebrar mitos e ilusões como abaixo.

Dentre mitos e verdade, certo ou errado, gostaria que você deixasse sua opinião ai embaixo e compartilhasse este post, além de estar me ajudando você pode ler essa matéria completa sobre as cotas no link abaixo.



Compartilhe, Curta e comente! Até o próximo post. 

Comentários
0 Comentários

Publicidade